quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Terras Argentinas

Chegamos por volta das três da tarde em Jujuy,apesar de minha insistência com os paraguaio, eles me deixariam ali,não podendo me levar mais adiante,mais estava de bom tamanho, afinal haviam nos tirado do Atacama e nos levado por centenas de Quilômetros através dos andes,ali me despedi de toda a turma,do Ivan,do Velho,e de todo resto da galera,afinal dali eles pegariam um ônibus para Corrientes,e depois para o Rio Grande do sul onde estariam suas residencias.me sentei em um muro próximo a Autopista,refletindo sobre o próximo passo,afinal esperava que os paraguaios me levassem ate a fronteira próxima a Assunção.então decidi sair de San Salvador de Jujuy que era a capital da província e pegar um coletivo rumo Guemes,uma cidadezinha vizinha,e ir em alguma estação de serviço para tentar pedir carona,quando cheguei a rodoviária,para minha surpresa Ivan estava la,o restante dos companheiros haviam pegado o ônibus,mais ele estava sem dinheiro suficiente,então ele me propôs a mesma ideia que eu tive, só que muito melhor: iriamos pegar o coletivo ate Guemes e la havia um hotel que ele costumava se hospedar,eu me hospedei no hotel como Chofer da  hahahahah "Sr.Juan Pablo Ferreira, Chofer".
  fiquei maravilhado com a oportunidade de tomar um banho de verdade,e depois de dias voltar a dormir em uma cama,tomei banho e dormi quase que de imediato,na manha seguinte,a gente foi ao pedágio e la depois de horas de espera por algum caminhão brasileiro,surge o Rodrigo um sulista brasileiro que me levou ate Resistência.
   o Ivan tinha tirado a sorte grande,por que o rodrigo passaria praticamente na porta da casa dele.despedi da galera e me fui,muito gente fina esse pessoal da estrada, conhece-los e oque faz a aventura valer a pena,do trevo de Resistencia caminhei algumas horas pela estrada ate chegar a uma capelinha de "Gauchito Gil"

Capelinha de "Gauchito Gil"
     pelo que me contaram os caminhoneiros foi uma especie de Roobin Wood argentino,roubando dos ricos e dando aos pobres,procurado pela policia,foi pego por um rastreador e nos últimos momentos de vida,pediu para ser morto com seu próprio punhal,antes de morrer disse ao seu assassino que sua filha estava muito doente;e a unica forma de salva-la seria pedindo perdão a ele ,na descrença do outro,gauchito foi morto amarrado as pés de uma arvore,o seu assassino tendo regressado ao lar encontra sua filha no leito de morte,e apos retornar e pedir perdão frente ao corpo sem vida de Gauchito teria a enferma se recuperado.
desde então se tornou uma personalidade popular entre os argentinos que constroem capelas vermelhas a sua homenagem e fazem pedidos de cura deixando cigarros,bebidas e flores sempre junto a bandeiras e fitas vermelhas.

saudando o velho espirito,continuei seguindo meu caminho,ali perto havia um carro da policia rodoviária,os policiais me levaram por 5 kilometros ate um posto de gasolina,me garantindo que ali conseguiria carona.
logo que cheguei havia dois caminhoneiros argentinos:

_hola,cavalheiros,buenas tardes
_buenas tardes
_maestros,¿siguen Usteds,por la ruta rumbo assunçion ou Formosa ?
_si,vamos a formosa
_que bueno,,mira,estoy haciendo dedo rumbo assunçion,donde vuelvo a brasil,a casa de mi mama,entonces ¿usteds puedem me acercar de formosa?
 _si,no tienem poblema,pero vamos nos quedar mas un rato aca
_si,entonces,voy buscar una botilha de agua e vuelvo

quando fui buscar água tinha certeza que havia conseguido,como foi rápido isso,mais então escutei barulho de motores;e quando sai eles haviam dado partida e fingiram não me ver

_perros safados,Hijos de una puta.

depois disso me veio,o que eu chamo de a depressao da estrada, os carros vinham,ficavam para comer alguma coisa e iam embora,e para piorar havia um enxame de pernilongos me deixando irritado e cheio de bolhas,peguei meu repelente e na hora de aplicar;sem querer eu mirei um jato no meu olho,pronto agora estava com fome,sozinho,cansado e cego de um olho, um belo jovem que morava no posto havia me oferecido sua casa para passar a noite,estava em uma moto com sua filhinha,eu via uma bondade ancestral e imensa em seu olhar,mais eu não pude aceitar,meu desejo de sair logo dali era imenso,logo começaram a aparecer prostitutas e homens pervertidos,vi que não sairia dali,comi o pão que veio junto com meu almoço e umas quitandas que um caminhoneiro havia me dado,peguei meu saco de dormir e ali mesmo do lado da estrada eu adormeci.

Nenhum comentário:

Postar um comentário